segunda-feira, 21 de junho de 2010

Viagem da ESDS

Antes que o meu pinheiro seque, como me disse a amiga Rosa, volto aqui a correr muito para vos deixar algumas impressões e fotos da 11ª viagem da Escola Secundária de Domingos Sequeira (ESDS), organizada pelos "históricos" (professores de História). Em todas as viagens fomos até Espanha, tendo numa delas efectuado uma pequena incursão em terras de Portugal, para além de vermos a paisagem portuguesa durante o percurso até à ou desde a fronteira. Desta vez fomos novamente a terras de "nuestros hermanos", mas dedicámos um dia a uma cidade portuguesa, visitando Valladolid e Bragança, respectivamente. São cidades próximas da fronteira que a maioria dos viajantes desconhecia e mesmo os que já foram a Bragança há alguns anos já não a reconheceram.
Nestes 11 anos de viagens temos tido muitas visitas guiadas por espanhóis, a grande maioria profissionais muito competentes e, na já referida incursão em Portugal, a diferença de competências das guias portuguesas revelou-se assustadora. Nesta última, isso não aconteceu; de facto, tivemos a sorte de ter uma guia na cidade com muitos conhecimentos e com uma capacidade de comunicação excelente; por outro lado, na visita ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, tivemos como guia o seu próprio director, o que nos deu a possibilidade de apreciar melhor as obras daquela artista, natural do distrito de Bragança, bem como de entender as obras expostas na exposição temporária de João Louro.
Tratou-se de um percurso que não consta normalmente dos circuitos turísticos, mas que vale a pena conhecer. As cidades visitadas têm tido, nos últimos anos, um desenvolvimento extraordinário e os amantes das artes têm muitos motivos para irem até lá. Entretanto, no percurso entre Valladolid e Bragança, pudemos ainda visitar Tordesilhas, localidade de grande importância na história dos dois países ibéricos.
Aqui fica uma pequena amostra do que vimos.






Legenda, por ordem de publicação:
Valladolid: Museu Nacional Colégio de San Gregório (parte superior da fachada) / Painel de azulejo do Palácio Pimentel (baptismo de Filipe II) / Ayuntamiento de Valladolid (à noite) / Placa na Casa-Museu de Cervantes;
Tordesilhas: Placa junto às Casas do Tratado;
Bragança: Torre de Menagem do Castelo / Domus Municipalis

2 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Vês que não custou nada! :-))
E em Bragança recordaste a aventura da tua não ida a Zamora?
A última vez que pude visitar uma exposição de Graça Morais foi na Galeria Ratton.
Confesso que tem obras que muito aprecio e outras que nem por isso.

Abraço

map disse...

Lembrei e contei algumas histórias daquela famosa visita, particularmente sobre as dificuldades de trânsito "em hora de ponta"...
Mas a cidade está outra. Bendito Polis!