terça-feira, 25 de novembro de 2008

Férias intercaladas 3

Finalmente, seguindo o lema de Obama "Yes, we can", conseguimos ir até Itália. Tendo Milão como ponto de partida e de chegada, em virtude do aeroporto, visitámos Turim, Génova e Bérgamo. Nas deslocações entre as cidades utilizámos sempre o comboio; a rede ferroviária é muito rica, os comboios são confortáveis e têm grande utilização.
Turim é uma cidade cujo centro histórico tem uma estrutura urbana muito interessante, recheada de arcadas, de cujas ruas se podem ver os cumes nevados do Alpes, servida pelo rio Pó. Surpreenderam-me o Museu Egípcio, de inesperada dimensão e recheio, as enormes praças onde decorrem os mais variados eventos (exposições, espectáculos), para além de intervenções artísticas em vários locais da cidade, (instalações escultóricas mas também outras tendo por base a luz, que, nesta altura do ano, até podem ser confundidas com iluminações natalícias). Por outro lado, para além das lojas das marcas mais conceituadas a nível nacional e internacional, a cidade conserva alguns estabelecimentos comerciais dos finais do séc. XIX, nomeadamente pastelarias, geladarias e chocolatarias, com a decoração da época e produtos de grande qualidade. Foi este ano Capital Mundial do Design. Na parte moderna, visitámos a zona olímpica (Jogos Olímpicos de Inverno 2006), com o Arco Olímpico como "vedeta", mas em que ficaram várias estruturas desaproveitadas.

Em Génova, para além do emaranhado de ruas e ruelas da sua "Baixa", com comércio etnicamente muito rico, é impressionante o Porto Antigo, rejuvenescido quando a cidade foi Capital Europeia da Cultura. São centenas de iates e de barcos de grandes dimensões que vemos atracados nas várias áreas da baía; foram aproveitados alguns dos edifícios portuários para fins culturais e comerciais. A estrutura urbana da cidade é muito curiosa, uma vez que a cidade se espalha do porto até à montanha, tendo-se aceso à parte alta através de elevadores, um dos quais tem a particularidade de ter um percurso horizontal seguido de outro vertical. Eram evidentes as acções de luta dos estudantes universitários, com ocupação de faculdades e colocação, nas fachadas das mesmas, de grandes faixas com palavras de ordem e convocatórias para concentrações e manifestações, lembrando o que se passou nas nossas crises académicas.Bérgamo foi vista muito rapidamente, uma vez que lhe dedicámos apenas um dia (deslocação de ida e volta a partir de Milão), ainda por cima um pouco chuvoso. É uma cidade com uma estrutura urbana original, uma vez que tem uma "Cidade Alta" (cidade antiga) e uma "Cidade Baixa", bem definidas. A ligação entre as duas faz-se através de funiculares. Apenas visitámos a Alta, percorrendo as suas ruas e praças e vendo os principais monumentos.

A viagem acabou com uma visita ao Museu de Design, na Trienal de Milão, com uma exposição de design italiano, muito bem organizada.

Sem comentários: