quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia Internacional do Professor

Hoje limito-me a publicar a tradução (caseira) da: Mensagem dos mais altos representantes da UNESCO, UNICEF, UNDP, ILO e Educação Internacional na ocasião do Dia Internacional do Professor de 2010
“A Recuperação começa com os Professores”
5 Outubro de 2010

Hoje, no Dia Mundial do Professor, prestamos homenagem a todos os professores pelo seu papel essencial na formação das crianças e pela sua contribuição crítica para o desenvolvimento social, económico e intelectual das nações. Os professores são agentes da mudança, o motor de arranque para o aparecimento de comunidades educadas.
Muitos professores trabalham em condições muito difíceis, servindo comunidades com grandes níveis de pobreza, convivendo com a violência, dentro e fora da sala de aula, ou confrontando-se com o impacto negativo do HIV e da Sida em colegas, estudantes e famílias. Há os que procuram assegurar o direito à educação de 18.5 milhões de crianças refugiadas por todo o mundo. Em países afectados por conflitos, os professores são fundamentais para a reconstrução e para a construção da paz.
Aproveitamos esta oportunidade para agradecer os esforços dos professores, e particularmente das professoras, que aceitaram servir com alto risco, em áreas muito difíceis, recuperando os excluídos e trazendo-os à procura de uma vida melhor através da educação.
Os professores são cruciais para a recuperação sustentável e para o crescimento em fases de pós-conflito e em situações de emergência. No Haiti, na devastação verificada em Janeiro, perderam a vida de cerca de 38 000 alunos e 1 300 professores e outro pessoal ligado à educação. No Paquistão, segundo estimativas da ONU, metade dos 20 milhões de pessoas afectadas pelas cheias são crianças Desde o princípio que a reactivação do sistema educativo tem sido uma prioridade nos esforços humanitários e de recuperação nos dois países. Honramos especialmente a memória daqueles professores que perderam a vida naquelas situações de emergência.
Os professores garantem a continuidade e a segurança, durante e após as catástrofes naturais e outras crises, dando esperança com vista ao futuro e estabelecendo uma estrutura e uma sensação de normalidade, proporcionando o suporte psico-social para aliviar o trauma de crianças e jovens que foram vítimas de extrema violência ou viveram a destruição das suas casas e a perda de membros da sua família. Apoiar os professores nas situações de pós-crise é um investimento na paz e no desenvolvimento.
Enquanto muitos governos fazem esforços para proteger as verbas para a educação, as vagas para os professores, os salários e as condições de ensino/aprendizagem, fazem-nos estar profundamente preocupados com o provável impacto do abrandamento da economia global na profissão de professor. Como um catalizador para o crescimento e desenvolvimento humano, a educação é a chave para a consecução de todas as Metas do Desenvolvimento do Milénio (MDMs) e da Educação para Todos (EFA). Mas sem número suficiente de professores profissionalmente bem preparados e motivados, corremos o risco de falhar a promessa feita há dez anos no Fórum Mundial da Educação para a Infância e Juventude, porque os professores são o coração do sistema educativo.
Neste Dia, alertamos para o cumprimento da Recomendação da OIT/UNESCO relativa ao Estatuto dos Professores (que foi adoptada nesta data, em 1966), e para a Recomendação da UNESCO, de 1997, relativa ao Estatuto da Educação Superior dos Professores. A força moral destas duas Recomendações é cada vez mais pertinente.
Baixo estatuto social, baixos salários e fracas condições de trabalho atingem os direitos dos professores enquanto desencorajam jovens talentosos para irem e se manterem na profissão de professor. A situação deve ser dirigida para um tempo em que as necessidades mundiais são estimadas em 10,3 milhões de novos professores para atingir os objectivos internacionalmente acordados para 2015.
A qualidade da formação de professores é igualmente importante. Os professores que são bem formados e adequadamente remunerados estão melhor equipados para assegurarem uma educação decente e serem promotores activos dos valores da cidadania, paz e diálogo intercultural. Os governos sentem-se impelidos a continuar a investir em políticas nacionais viáveis e programas para formação de professores, recrutamento e incentivos para que os professores se mantenham e se desenvolvam dentro da profissão. Ao mesmo tempo, são necessários parceiros de desenvolvimento, que ajudem os governos, particularmente nos países em desenvolvimento, na sua determinação em investir em professores bem preparados.
Também alertamos para um maior esforço e estruturas de diálogo social que dêem voz aos professores nas tomadas de decisão através das suas organizações representativas. Sem os inputs dos professores para construir as reformas na educação, os processos de recuperação não conseguirão atingir as metas desejadas.
No Dia Internacional do Professor, apelamos aos governos, comunidades nacionais e internacionais e instituições mundiais para olharem de modo renovado para os professores, particularmente nos países mais pobres e nos afectados por conflitos e catástrofes. A recuperação começa com os professores. Não podemos homenageá-los melhor do que dando-lhes boas condições de trabalho para cumprirem a sua missão de prepararem as novas gerações para serem cidadãos responsáveis, equipados com conhecimento e competências para garantir um futuro sustentável.
Juntem-se a nós hoje, 5 de Outubro de 2010, na comemoração deste dia dedicado aos professores em todo o mundo.

Irina Bokova
Directora-Geral
UNESCO
Juan Somavia
Director-Geral
ILO (OIT)

Helen Clark
Administrator
UNDP

Anthony Lake
Director Executivo
UNICEF

Fred van Leeuwen
Secretário Geral
Educação Internacional

2 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Desculpa não ler, é demasiado longo para a minha paciência de professora aposentada! :-))
Mas deve dizer coisas muito interessantes e significativas sobre a importância, a dignidade, o papel da nossa profissão na construção de uma sociedade mais esclarecida, mais justa...enfim mais democrática!
Acertei? :-))

map disse...

É claro que sim. Mas também chama a atenção das pessoas em geral e dos governos em particular, para que tenham essa importância em conta, dando as condições de trabalho necesárias ao bom desempenho da sua função.