quarta-feira, 8 de abril de 2009

Uma boa viagem no 10º aniversário

Foi, de facto, uma boa viagem. Pelo décimo ano consecutivo, num autocarro, rumámos a Espanha com um grupo de colegas da Escola Secundária de Domingos Sequeira. Tiivemos a oportunidade de visitar uma cidade única - Cuenca -, construída numa fortaleza natural, muito bem integrada no ambiente natural envolvente, o que lhe permitiu ser Património da Humanidade. Depois, visitámos a Cidade Encantada, onde a Natureza, ao longo dos séculos, através dos glaciares e do vento, executou um trabalho artístico espectacular.
O objectivo principal da viagem era, no entanto, outra cidade com características muito diferentes - Valência - cujo desenvolvimento nos últimos anos a elevou a 3ª cidade de Espanha, a seguir a Madrid e Barcelona. Para além de visitarmos o Centro Histórico, despertou particular interesse a zona moderna da cidade e o aproveitamento que nela se fez do antigo leito do rio que a atravessa. A Câmara Municipal construiu um autêntico "rio de cultura e de lazer" naquele longo espaço; nele se inclui a Cidade das Artes e das Ciências, que continua a crescer. O porto foi outro local onde a intervenção recente, a propósito de alguns acontecimentos desportivos de âmbito internacional, dotou a cidade de infraestruturas que permitem o seu aproveitamento no âmbito do turismo desportivo (vela, automobilismo e ténis); aqui, demos um passeio em catamaran com velas, entrando no Mediterrâneo. Tivemos ainda a oportunidade de visitar o Parque Natural de la Albufera, observando os arrozais e dando um passeio na lagoa, em barcaça típica; saboreámos a famosa "paella" na ilha del Palmar.
Para além de o tempo ter ajudado, o que se viu e o agradável convívio que a viagem nos proporcionou são razões mais do que suficiente para ultrapassarmos a dezena de viagens. Venha a próxima!

Algumas fotos são testemunho do que afirmo:
Cuenca - Vista panorâmica da cidade velha

Cidade Encantada - "Tartaruga"

Valência - Torres no centro histórico

Valência - Cidade das Artes e das Ciências

Voando na Albufera

Sem comentários: