quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Férias intercaladas

É tempo de férias. Este ano, as férias são intercaladas. Na semana de 4 a 10 fomos até Espanha, desta vez de combóio, que é mais cómodo para mim. Fomos no Lusitânia Hotel até Madrid (Atocha) e, depois, a partir da Estação de Chamartin, num combóio regional para Cuenca. A cidade é muito interessante. Claro que só nos interessou a parte antiga. Fantástica a localização da cidade e a geologia que a suporta. As formas das rochas, provocadas pela erosão, levam a paisagens espectaculares.

Depois rumámos a Valência, outra vez num regional, e por aí ficámos uns dias. Deu para ver a cidade antiga, as praias, o porto (pouco, porque estavam a montar as bancadas para um circuito da fórmula 1 que vai ter lugar lá), e a Cidade das Ciências e das Artes (a "cidade de Calatrava", já que a maioria dos edifícios e outros equipamentos é da sua autoria). Ainda é uma zona em obras, com a construção do Agora, também do Calatrava, o que prejudicou um pouco a paisagem urbana. Visitámos apenas o interior do Museu da Ciência Príncipe Filipe.

Curioso saber que foi desviado o leito do rio, sendo o espaço correspondente ao anterior leito aproveitado para fazer zonas verdes com equipamentos culturais e de lazer para adultos e crianças.
Depois foi o regresso, primeiro no combóio "Alaris" até Madrid e, depois, novamente no Lusitânia até Lisboa. Aproveitámos a chegada cedo (8 h da manhã) para ir até ao CCB ver a exposição de Le Corbusier e comprar pastéis de Belém para a família.



Fim da 1ª etapa

2 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Gostei da tua viagem postada a 13 de Agosto!
Embora saiba que andas sempre muito ocupada e que o tempo te escasseia, aproveita e vai ao meu Ventanias para veres a minha muito curta, mas alongada em reportagem, incursão ao Portugal profundo.
Continuação de boas férias.

Abraço

map disse...

Gostei das fotos dos teus percursos no Portugal profundo. Talvez agora possa voltar a este tipo de viagens, com o "compagnon de route" dispensado do serviço. Mas vou contar, no meu blog, um pequeno episódio de uma tentativa feita por terras algarvias.
Estou mesmo a ver-te a meter conversa com os habitantes. Não resistes, não é?