domingo, 16 de março de 2008

Dia de BD

Hoje fui à Praça Rodrigues Lobo para assistir à homenagem a Nelson Dias, com a apresentação da 2ª edição do seu único livro de BD (a 1ª foi em 1973), feito com o então colega e amigo Augusto Mota, ambos professores da Escola Comercial e Industrial de Leiria, hoje Escola Secundária de Domingos Sequeira. Comprei o livro e obtive um autógrafo do Augusto Mota, felizmente ainda vivo. Presentes, para além de pessoas da minha geração (a maior parte), alguns jovens que não conheceram o homenageado, mas por certo apreciadores de BD, tema a que este fim de semana foi dedicado, em Leiria.Tratando-se de uma área praticamente desconhecida para mim, aprendi na sessão algumas coisas, o que é para mim sempre muito gratificante.
E foi muito agradável ouvir as referências elogiosas feitas pela Maria João Franco, artista plástica e viúva do Nelson, à Livraria Martins e ao seu proprietário à época em que ele viveu e trabalhou em Leiria, o Sr. Martins. Apesar de presente na Praça, ele e a sua esposa, a D. Fernanda, não ouviram essa referência, pelo que tive muito gosto em informá-los sobre ela. De facto, era na Martins que, até 1974, havia "aquele livro" que não se encontrava facilmente noutros locais. Foi lá que Nelson encontrou alguns dos livros que o influenciaram como artista e como cidadão.

2 comentários:

Amélia disse...

Esquecida como ando e baralhada com as datas não fui. O livro, tive-o na 1ªedição, mas não o encontro em casa.Lembro-me que gostei muito sobretudo do desenho, mas também do texto.Foi pena os dois artistas não terem continuado. E, sim, nessa altura o sr.Martins e a sua livraria davam para nos abastecermos disso e de livros proibidos...

Rosa dos Ventos disse...

Eu estou a ler a 1ª edição autografada pelos autores, se é a "Wanya" - Escala do Tempo que te referes.
Um gentil empréstimo de uma amiga leiriense!