terça-feira, 2 de junho de 2009

Excelente começo

Hoje venho falar do Festival "Música em Leiria", cuja 27ª edição consecutiva está a decorrer desde o dia 27 de Maio. Trata-se de uma iniciativa do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, com o apoio de várias entidades públicas, mas com uma comparticipação muito significativa da banca e do sector empresarial da região.
O concerto de abertura - Pagagnini - foi absolutamente inesperado. Um quarteto com excelentes instrumentistas (três violinistas e um violoncelista) apresentaram um repertório e uma encenação que pode ter várias leituras. Eis a minha: brincar a sério com a música. Durante cerca de hora e meia este quarteto caricaturou posturas, músicos, dançou flamengo, tocou castanholas, sempre utilizando a música, desde a clássica à contemporânea.
O segundo concerto reuniu três excelentes pianistas portugueses: Burmester, Laginha e Sassetti que, puderam mostrar a sua valia individual, quer quando tocaram a solo, quer quando actuaram em conjunto. Para além da excelente prestação, a escolha do repertório foi fundamental para o êxito do espectáculo.
Dois concertos a não perder, em qualquer local onde tenham lugar.
Foi um excelente começo.

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Já tinha tido ecos do 1º concert, faltavam-me os do 2º que, pelo que escreves, também foi excelente!
Por aqui a música é outra.:-))

Abraço