terça-feira, 22 de abril de 2008

Todos somos professores de Português

Não sou professora de Português, mas procuro ter cuidado com o uso da nossa língua. Fui sempre exigente comigo e com os alunos, não só a escrever como a falar. Afinal todos somos professores de Português, conforme se disse em tempos (não sei se era "eduquês"!).
A verdade é que tenho sempre no meu local de trabalho um dicionário e um prontuário, hábito que me ficou do tempo de estágio, já que o meu mestre, Rómulo de Carvalho, não permitia deslizes. Também nunca podíamos dizer écran, envelope, slide, etc., mas as correspondentes palavras portuguesas; por outro lado, sempre que aparecia uma palavra nova, a sua origem era explicada aos alunos. Segui o mestre, tanto quanto fui capaz.
Tudo isto vem a propósito de comentários que duas amigas fizeram ao meu último escrito. Não entenderam a intenção, por isso estão perdoadas...
É claro que sei o que é pitanga (nem era preciso "fazer o desenho", porque está lá a fotografia, não é?). Apenas usei a pergunta como base para estabelecer contacto com aquela visitante do meu modesto blog.
Tudo esclarecido? Tudo a correr com normalidade, como diz a nossa (?) ministra!

3 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

É evidente que te conheço muito bem para saber que és uma excelente falante e "escriba" do Português!
Só quis meter-me contigo...
Estava a brincar, daí o uso de ;-)).
E mais vai lá ver ...

Abraço

Amélia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amélia disse...

Apaguei o anterior porque havia uma gralha...e contigo, nem me atrevo...
Aqui vai de novo:
é MESMO ISSO...INFELIZMENTE AGORA, SE CALHAR, TEREMOS DE COMPRAR OUTRO PRONTUÁRIO...QUE AINDA NÃO HÁ.-:)