quarta-feira, 30 de abril de 2008

Pelo Património da Humanidade Espanhol

Cá estou a dar conta da minha viagem em boa companhia.
Foram 51 pessoas (a maioria professores, no activo e aposentados, e alguns familiares e amigos) que conseguiram, durante quatro dias, esquecer as mágoas do quotidiano das escolas e usufruir do património artístico dos nossos vizinhos da Península Ibérica.
O destino era Madrid, sede para alojamento. Na viagem para lá, almoçámos em Cáceres e fizemos uma visita guiada ao seu centro histórico, que é Património da Humanidade. Havia exposições de artes plásticas espalhadas por vários edifícios com a participação de artistas portugueses (José Pedro Croft). Soubemos que ao fim da tarde, numa das praças da cidade antiga, havia uma sessão de poesia e outros textos portugueses, a apresentar por alunos que estudam português (não pudemos esperar para assistir). Segundo a guia, há um Instituto Camões na cidade, por cuja sede passámos.
Partindo de Madrid, fizemos um triângulo em cujos vértices se encontram cidades ou sítios que também foram declarados pela UNESCO Património da Humanidade: Segóvia, Alcalá de Henares e o Palácio Real e os Jardins de Aranjuez. Um conjunto de luxo!
Para além disso, aproveitámos a presença, no Museu Rainha Sofia, da Exposição temporária dos "picassos" de Picasso (obras de que ele nunca se separou), do Museu Picasso de Paris, para a visitar com o apoio de guias.
A temperatura, acima do normal para a época, fez-nos suar bastante durante as caminhadas, mas acho que valeu a pena.
Os guias (três senhoras e um cavalheiro), como habitualmente (é o 9º ano consecutivo em que se fazem viagens deste tipo), foram excelentes; muito bem preparados, falaram de modo a fazerem-se entender e responderam às questões que lhes foram postas.
Ainda houve tempo livre para compras ou para visitas ao gosto pessoal.
Enfim, um fim-de-semana grande e um grande fim-de-semana.
Esperamos pelo próximo ano para termos outro.

3 comentários:

Amélia disse...

Quase nos encontrávamos...só que nós, andámos por Toledo e Cuenca...e só estivemos 3 dias...
Um abraço

map disse...

Pois foi. Apesar de termos mais um dia, os colegas no activo resolveram o problema com trocas de aulas e outros tinham a 2ª feira livre.
Cuenca está na nossa "lista".
Beijo

Rosa dos Ventos disse...

E eu pude visitar ou revisitar esses belos locais sem me cansar e à custa do orçamento de amigos e conhecidos!
Também levei algum tempo até perceber que a ordem das fotografias deve entrar ao contrário, a que queremos em 1º lugar tem de ser a última a entrar.

Abraço