sábado, 5 de abril de 2008

Encontro de Poesia

Fui hoje ao 2º Encontro de Poesia, promovido pela Livraria Arquivo. Algumas ideias interessantes para discussão não foram discutidas nem geraram polémica. Não era o momento adequado para tal. Foi uma oportunidade para ouvir e conhecer alguns poemas dos poetas "convocados", entre os quais um leiriense, o Orlando Cardoso (mais uma faceta que eu desconhecia). Mas essas ideias ficaram na minha memória: a poesia não é Literatura, é algo diferente, talvez mais de carácter religioso - Francisco José Viegas; o poeta escreve no deserto, porque escreve sobre o que não tem, o que perdeu ou ainda não encontrou, apenas sonhou - ideia lançada pelo jovem poeta Pedro Sena Lino.
Se correspondem, de facto, ao que foi dito (posso não ter ouvido bem, dadas as condições acústicas do espaço), tenho mais dificuldade em entender a primeira, mas gostava de ver a opinião de quem tem mais conhecimentos que eu e, especialmente, de quem escreve poesia. Estão de acordo com o que foi dito? Espero que os comentários me ajudem.

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Não posso opinar porque não estive presente.
Outro momento de poesia me levou a Lisboa...que é poesia pura!
Pena tenho de ser tão tosca e não conseguir alinhavar sequer meia dúzia de versos sobre esta cidade que, por um lado nos deslumbra e fascina...e por outro nos deixa uma imensa dor perante tanto abandono!
Acrescento ainda que, salvo a visita a alguns blogues com poesia própria e a recepção no correio electrónico de poemas enviados por amigas, continuo a reler diariamente os poetas clássicos portugueses - dos mais antigos até, talvez, aos da geração anterior à minha!
Abraço